UMA MARCA BIO COM HISTÓRIA

qualidade dos melhores pastos


A Azores Meet Bio, é uma marca que produz e comercializa carne biológica dos Açores.

A nossa carne da raça Ramo Grande, é criada de acordo com os métodos tradicionais com um saber acumulado desde o século XV.

A CARNE DOS AÇORES


Tendo em conta o valor da qualidade distinta e, potencialidade do produto moldado pelo saber fazer dos produtores, houve o reconhecimento da importância de proteger esta tipologia e dá-la a conhecer aos consumidores, não só do próprio arquipélago, mas também para o mundo. Em 2000, houve o reconhecimento da identificação geográfica e, em 2003 a Proteção por parte da Comissão Europeia, tornando a Carne dos Açores – Indicação Geográfica Protegida, parte de estrita lista de produtos de carne fresca de qualidade.

CERTIFICAÇÃO CARNE DOS AÇORES – IGP


Proteção por parte da Comissão Europeia, tornando a Carne dos Açores – Indicação Geográfica Protegida, parte de estrita lista de produtos de carne fresca de qualidade.

Para obterem a designação de Carne dos Açores – IGP, têm de ser bovinos nascidos, criados e abatidos na região Autónoma dos Açores (ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Flores e Corvo), apresentando as características da carne segundo a classe etária e tradicionais moldes de produção.

Devido ao pastoreio rotacional, a Carne dos Açores-IGP, tem as seguntes características: muito tenra e suculenta, coloração rosa-madura e tem uma ligeira infiltração de gordura intra-muscular.

O PROCESSO DE TRATAMENTO DA CARNE


A produção, abate, desmanche e comercialização é controlada e certificada em toda a cadeia, que se inicia na identificação das explorações e dos animais até aos pontos de venda, assegurando-se assim a origem da carne e a respectiva segurança alimentar.

As ações de controlo e certificação são de responsabilidade do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas, que zela pelo cumprimento do Caderno de Especificações. A gestão do nome protegido Carne dos Açores (IGP) está ao cargo do Agrupamento de Produtores - Federação Agrícola dos Açores, que identifica e autoriza o uso da Indicação Geográfica Protegida pelos diversos intervenientes do processo. A Cooperativa Verdatlântico é a cooperativa dos produtores que controla todo o processo produtivo.